Protocolo Superior
Protocolo Superior
icon

Protocolo Superior

A dentadura superior removível é sem dúvida uma grande vilã das próteses. Esse tipo de prótese total incomoda os usuários e muitos buscam soluções fixas e que eliminem o céu da boca de maneira definitiva.

Protocolo Superior com implantes sem cortes: a prótese fixa sem céu da boca

Quando se pensa em custo benefício, sem dúvida a prótese do tipo protocolo superior fixada sobre os implantes instalados sem cortes é sem dúvida uma excelente opção.

Quais os principais problemas enfrentados por quem usa dentadura superior?

Os principais problemas relatados pelos usuários de prótese total superior estão relacionados a diminuição do paladar devido a presença do céu da boca desse tipo de prótese e a limitação para mastigar alimentos duros, pegajosos ou muito triturados.

“Farofa nem pensar!” Isso é o que mais os usuários desse tipo de prótese dizem. Comer um churrasco ou até mesmo ter que sair da mesa para ir ao banheiro limpar a prótese após as refeições, são situações comuns que geram constrangimento e afetam a qualidade de vida desses pacientes.

Porque devo fazer minha prótese protocolo superior pela técnica de implantes sem cortes?

A substituição da dentadura móvel superior por dentes fixos sobre implantes dentários instalados no osso da maxila tem se tornado cada vez mais acessível e hoje é possível ter 12 dentes fixos de volta na arcada superior com apenas 4 implantes, e o melhor: todos instalados em apenas alguns minutos e de uma maneira extremamente rápida.

Quanto tempo demora a cirurgia de instalação de todos os implantes sem cortes para fixação da prótese protocolo superior?

Ao contrário do que todos imaginam, a cirurgia para instalação dos implantes dentários pela técnica sem cortes com bisturi ou incisões na gengiva, é extremamente rápida e todo o processo de instalação dos implantes dura uma média de 20 a 30 minutos.

A técnica tradicional além de exigir cortes extensos na gengiva, também exige que muitos pontos sejam realizados com o intuito de recobrir novamente toda a gengiva que é exposto durante o procedimento. Os benefícios de se optar por fazer todos os implantes superiores pela técnica sem cortes são enormes: menos dor, menos inchaço, menos sangramento e menos pontos. Já os benefícios são enorme e proporcionam aos pacientes um pós operatório surpreendente.

A quantidade de implantes necessária para repor todos os dentes perdidos da arcada superior pode varia de 4 a 6 implantes e a decisão deve ser pautada na experiência do profissional nesse tipo de cirurgia e na distribuição dos implantes nas áreas planejadas para que ao final do processo o paciente possa ter todos os dentes fixos, sem céu da boca e com máxima segurança.

Como é o pós-operatório de implantes para casos totais com prótese protocolo superior?

Assim como no caso de protocolo inferior, ao se optar pela instalação de implantes totais na maxila pela técnica sem cortes, o pós operatório esperado é realmente maravilhoso e o paciente pode retornar quase que imediatamente as suas atividades.

Em algumas situações, nem sequer é preciso realizar pontos ou suturas e a maioria dos pacientes relata parecer que não foi feito nada no dia seguinte a cirurgia. Isso ocorre porque quadros de dor intensa, inchaço agudo e hemorragias raramente são observados ao se utilizar essa técnica minimamente invasiva.

Carga imediata e dentes fixos com prótese protocolo superior é uma mentira ou realidade?

Existe um mito de que carga imediata em prótese protocolo superior nunca é possível. A grande verdade é que quando comparado ao osso da mandíbula, o osso da maxila realmente é mais poroso e possui um osso de menor densidade. No entanto, técnicas cirúrgicas de subfresagem e implantes com desenhos de rosca mais compactantes ajudam a contornar essa limitação e diversos estudos compravam que é possível fazer implantes totais na maxila com carga imediata.

Os benefícios são enormes e em até 3 dias (72 horas) o paciente já está reabilitado de maneira fixa definitiva, sem o céu da boca e podendo comer todo o tipo de alimento sem ter que tirar a prótese para limpar após as refeições.

Por se tratar de uma decisão cirúrgica feita no momento em que a cirurgia ocorre e os implantes são instalados, a forma mais segura e cientificamente comprovada de dizer se é possível fazer carga imediata ou não na maxila, é a utilização de um aparelho chamado Ostell.

O aparelho de mensuração, através da sua frequência de ressonância, permite que no momento da cirurgia, o dentista faça a medição da estabilidade primária de uma maneira extremamente rápida (3 segundos), precisa e não invasiva.

Se o aparelho ficar:

VERDE

Significa que o cirurgião pode prosseguir e optar pela carga imediata instalando a prótese protocolo superior em até 72 horas (3 dias).

AMARELO

Significa que é pertinente não realizar a carga imediata e esperar de 2 a 4 meses para instalação da prótese protocolo superior fixa definitiva.

VERMELHO

Significa que é importante esperar até 4 meses para instalar a prótese fixa protocolo superior fixa definitiva.

Ou seja, implantes carga imediata não se promete, se busca e quem diz se pode ou não, é a estabilidade primária medida imediatamente no momento da cirurgia pelo Osstell!

Então se você perdeu todos os dentes superiores e sofre com o uso da dentadura móvel mas não procura ajuda porque acha que serão muitos parafusos ou muito doloroso, dê o primeiro passo, clique aqui e vem conversar comigo sobre a técnica sem cortes que permite em apenas alguns minutos você ter de volta 12 dentes fixos com apenas 4 implantes.

Estou te esperando!

icon

Entre em contato

Instituto Dentário de Implantes

Av. Campos Sales, 632 - Petrópolis, Natal/RN

(84) 2133 9760

(84) 98756 0000

  @joaomarceloarcoverde

  /@joaomarceloarcoverde